quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Professor universitário Eduardo Rocha dá palestra sobre Agências de Notícias



Nesta quinta-feira, 29, o professor Eduardo Rocha deu uma palestra na Universidade Paulista do campus Marquês sobre Agências de Notícias para os alunos do 4º semestre de jornalismo. A palestra durou cerca de 30 minutos, e o professor, que teve sua maior experiência da carreira dentro das agências de notícias, mostrou para os alunos como uma agência funciona. Começando pela história das agências de notícias, o professor falou sobre as primeiras agências criadas e as maiores agências do Brasil e do mundo na atualidade. Citou alguns nomes internacionais como Associated Press, France Press, Thompson e Reuters, e nacionais, O Globo, Agência Estado e Agência Folha.

Em seguida, o professor explicou como é o dia-a-dia dentro de uma agência “O trabalho dentro de uma agência de notícias é você receber o material e despachar isso para os jornais das diversas regiões do país, então você trabalha com os jornais, e não com o público final”, disse o professor.

Com o avanço da tecnologia, o professor explicou que a maior concorrência das agências de notícias são os portais da internet pois conseguem apurar a notícia com a mesma velocidade que as agências. Uma grande crítica que se faz as agências, segundo o professor, é que os jornais pequenos preferem contratar os serviços de uma agência a contratar jornalistas para escreverem para o jornal “As agências tiram o emprego de vários jornalistas”, lamenta.

Questionado sobre as diferenças entre uma redação de jornal e uma redação de agência, o professor disse que a maior característica é a pressão do tempo. “Como o noticiário na agência é 24 horas, em tempo real, o jornalista acaba sofrendo uma pressão maior. No jornal impresso, você tem um deadline e tem o dia inteiro para apurar a informação, numa agência de notícias esse deadline acaba sendo constante porque a todo momento tem uma notícia, você sofre a pressão do tempo, que é um fato determinante numa agência de notícias”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário